sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Se Colocar no lugar do outro.É Possível?

Muitas vezes diante de uma situação difícil que alguém está passando, chega alguém e diz: "Se coloque no lugar dele e sinta como é difícil!"
Gente, será mesmo que isso é possível? 

Será que realmente nos podemos colocar no lugar do outro?
Eu penso que não. O outro é o outro. Cada um é um ser original e diferenciado.
Como saber o que vai no íntimo de cada um?
Como saber o que cada um sente dentro de seu coração?
Não é possível nos colocarmos no lugar do outro, simplesmente porque não somos o outro e jamais poderemos saber o que ele sente.
Claro que nós podemos imaginar, tentar compreender, amparar, analisar melhor a situação, mas o coração humano é uma terra onde ninguém pisa.
Muitas vezes, ao querermos nos colocar no lugar do outro, ficamos imaginando o quanto a pessoa está sofrendo, o quanto ela está triste, o quanto está magoada, etc. Não será isso uma ilusão? Será mesmo que a pessoa está sentindo tudo isso?
Por mais que seja verdade não podemos assumir a postura de ninguém. Quem faz isso prejudica muito mais que ajuda, pois, ao imaginar o que o outro sente nós acabamos por sofrer junto e colocamos mais energia negativa na pessoa e na situação.
Quando alguém lhe vier com cara de pena dizer "se coloque no meu lugar", diga: "não posso porque eu não sou você! Posso lhe ajudar dentro dos meus limites, mas se colocar no seu lugar é impossível".
Nós adoramos fantasiar as coisas. Olhamos para as pessoas e logo vamos imaginando isso, imaginando aquilo, sem saber a verdade. Isso é uma pretensão que precisamos aprender a nos libertar.
A alegria, a dor, a saudade, a mágoa, o ódio, a tristeza, a bondade, tudo isso faz parte do ser humano, mas cada um sente à sua maneira, dentro do nível de evolução que estão.
Diante de uma pessoa com problema, ao invés de nos colocarmos no lugar dela, vamos imaginá-la bem, alegre, com o problema resolvido e feliz. Vamos somar com o positivo, com a saúde, com a paz, com a alegria.

Fica a dica.
Por Mauricio De Castro- Escritor e Médium

Nenhum comentário:

Postar um comentário