sábado, 18 de junho de 2011

Esferas Espirituais

:Quem não se questiona sobre o que é o mundo espiritual, onde fica, quem ali vive, como voem, o que sentem, como se organizam?
 As esferas espirituais são as diversas  subdivisões vibratórias do Mundo dos Espíritos, estão para a vida extrafísica  assim como os continentes e os países estão para o mundo físico.
Os antigos já aceitavam a ideia da  existência de muitos céus sobrepostos, de matéria sólida e transparente,  formando esferas concêntricas e tendo a Terra por centro. Essa ideia, que foi a  de todas as teogonias, faziam do céu os diversos degraus da bem-aventurança, o  último deles era abrigo da suprema felicidade.
Segundo a opinião mais comum, havia sete  céus e daí a expressão estar no sétimo céu para exprimir perfeita felicidade.  Os muçulmanos admitem nove céus, em cada um dos quais se aumenta a felicidade  dos crentes. A teologia cristã reconhece três céus, é conforme esta crença que  se diz que Paulo foi alçado ao terceiro céu.
A obra Kardequiana, pelo facto de ser muito  mais de síntese do que de análise, ocupou-se pouco com o exame do Mundo dos  Espíritos. Estudando as diversas obras do Codificador, notamos que os Espíritos  foram muito econômicos em informações à respeito de seu mundo.
Foi a partir de 1943, com o livro “Nosso  Lar”, de autoria mediúnica do Espírito André Luiz, pelas mãos de Chico Xavier,  que nós passamos a compreender, com maior profundidade, as regiões  extrafísicas.
Sabemos hoje, que o mundo dos Espíritos é  subdividido em várias faixas vibratórias concêntricas, tendo a Terra como  centro geométrico. A atmosfera espiritual das diversas esferas será tanto mais  pura e eterizada quanto mais afastadas da crosta elas estiverem. Os Espíritos  de maior luminosidade habitarão, naturalmente, as esferas mais afastadas,  embora tenham livre trânsito entre elas e com freqüência visitem as esferas  inferiores em tarefas regenerativas e esclarecedoras. Em cada esfera, o solo  tem consistência material, e acima se vê o céu e o sol. Diversas cidadelas  espirituais, postos de socorro, ou instituições hospitalares estão distribuídas  nas diversas esferas, abrigando Espíritos em condições evolutivas semelhantes.
André Luiz dá o nome de Umbral às três  primeiras esferas, contadas a partir da crosta, e segundo este autor, a região  umbralina é habitada por Espíritos que ainda necessitam reencarnarem no planeta  Terra, comprometido que estão com vida neste orbe.
Sobre o umbral, André Luiz [Nosso Lar] dá o  seguinte depoimento:
“É a zona obscura de quantos no  mundo não se resolveram atravessar as portas dos deveres sagrados, demorando-se  no vale da indecisão ou no pântano dos erros numerosos. Funciona como região de  esgotamento de resíduos mentais. Pelo pensamento os homens encontram no Umbral  os companheiros que afinam com as tendências de cada um. Cada Espírito  permanece lá o tempo que se faça necessário.”
Informa também André Luiz que os  Espíritos que estão nas esferas superiores podem transitar pelas esferas que  lhes estão abaixo, mas os Espíritos que estão nas esferas inferiores não podem,  sozinhos, passar para as superiores
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário