Os seres que chamamos anjos, arcanjos, serafins formam uma categoria especial, de natureza diferente da dos outros Espíritos?
R: Não; são Espíritos puros: estão no mais alto grau da escala e reúnem em si todas as perfeições.
R: Não; são Espíritos puros: estão no mais alto grau da escala e reúnem em si todas as perfeições.
*** Comentário de Kardec: A palavra *anjo* desperta geralmente a idéia da perfeição moral; não obstante é freqüentemente aplicada a todos os seres, bons e maus, que existam fora da Humanidade. Diz-se: o bom e o mau anjo; o anjo da luz e o anjo das trevas; e nesse caso ela é sinônima de Espírito ou de gênio. Tomamo-la aqui na sua significação boa.
Os anjos também percorreram todos os graus?
R: Percorreram todos. Mas, uns aceitaram a sua missão sem lamentar e chegaram mais depressa; outros empregaram maior ou menor tempo para chegar à perfeição.
Há demônios, no sentido que se dá a essa palavra?
R: Se houvessem demônios, eles seriam obra de Deus. E Deus seria justo e bom, criando seres infelizes, eternamente voltados ao mal?
Se há demônios, é no teu mundo inferior e em outros semelhantes que eles residem: são esses *homens hipócritas que fazem de um Deus justo um Deus mau e vingativo*, e que pensam lhe ser agradáveis pelas abominações que cometem, em seu nome.
*** Comentário de Kardec: A palavra *demônio* não implica a idéia de Espírito mau, a não ser na sua acepção moderna, porque o termo grego *dáimon* de que ela deriva, significa *gênio, inteligência*, e se aplicou aos seres incorpóreos, bons ou maus. sem distinção.
*** Os demônios, segundo a significação vulgar do termo, seriam entidades essencialmente malfazejas: e seriam, como todas as coisas, criação de Deus.
*** Mas Deus, que é eternamente justo e bom, não pode ter criado seres predispostos ao mal por sua própria natureza, e condenados pela eternidade. Se não fossem obra de Deus, seriam eternos como ele, e nesse caso haveria muitas potências soberanas.
*** A palavra *demônio* deve, portanto, ser entendida como referente aos *Espíritos impuros*, que freqüentemente não são melhores que os designados por esse nome, mas com a diferença de ser o seu estado apenas transitório...
*** São esses os *Espíritos imperfeitos* que protestam contra as suas provações e por isso as sofrem por mais tempo, mas chegarão por sua vez á perfeição, quando se dispuserem a tanto.
*** A propósito de *Satanás*, é evidente que se trata da *personificação do mal sob uma forma alegórica*, porque não se poderia admitir um ser maligno lutando de igual para igual com a Divindade, e cuja única preocupação seria a de contrariar os seus desígnios.
*** Como o homem necessita de imagens e figuras para impressionar a sua imaginação, pintou os seres incorpóreos com formas materiais dotadas de atributos que lembram as suas qualidades ou os seus defeitos.
*** No Espiritismo.: O Espiritismo afirma que demônios não existem. Deus, ao criá-los, estaria derrogando suas leis e contradizendo-se, uma vez que lhe são atribuídos os fatores divinizadores sendo um deles a bondade. Deus não criaria seres para perturbar a vida dos homens.
*** Existem espíritos que incorporam esse personagem fictício e passam a agir em seu nome, representando esse papel mitológico. O Espiritismo entende que todo mal é temporário e a EVOLUÇÃO é caminho único do espírito que pode apenas estacionar no seu estado de imperfeição, mas não retroceder.
*** Outras religiões atribuem aos espíritos levianos o rótulo de *demônio* por não conhecerem profundamente a relação espiritual na que estamos imersos.
*** Esses *demônios* são espíritos em estado temporário de ignorância que precisam de amor fraterno para se libertarem dos sentimentos inferiores que os prendem à esta condição.
Fonte:_ Livro dos Espíritos _
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