quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Perguntas sempre presentes

1- Sou Médium?
Todos somos mais ou menos médiuns. Utiliza-se a palavra, para designar aqueles que atuam como
intermediários dos Espíritos. Para saber, só tempo,a observação e a experiência.

2- O que é um Médium?
Simplesmente alguém com capacidade de ser instrumento entre os seres encarnados no planeta e aqueles que por ora se situam no plano dos espíritos.

3- Como é ser médium?
A mediunidade é o resultado de uma capacidade orgânica acionada pelos espíritos ou pelo próprio médium, 
depende da sintonia [elevada ou superior] que pode ser estabelecida entre as mentes do Médium e do Espírito.

4- Como se apresenta a Mediunidade?
É variável de indivíduo para  indivíduo, independente de sexo, idade, condição social, grau de instrução e moralidade. Todavia, seu uso sofre influência direta do meio, do grau de instrução, da moralidade e da maturidade do médium. Pode apresentar-se espontaneamente com naturalidade, ou necessitar de um processo educativo.

5- Posso ser médium?
Você poderá educar sua sensibilidade e ampliar sua percepções no plano espiritual, todavia, se não tiver em si, organicamente, o princípio da mediunidade não atuará como médium ostensivo, embora possa ter percepções.

6- Ela é igual em todos os médiuns?
Não. Existem diferentes modalidade de mediunidade. Cada médium produzirá fenômenos de forma diferenciada, pois há intensa participação do médium no fenômeno em si. O médium influi diretamente na qualidade do fenômeno, pela sua instrução, pela moralidade, embora notemos o fenômeno independa de tais fatores.

7- É perigoso ser médium?
Mediunidade não é doença, nem privilégio, nem sinônimo de loucura ou santidade. Simplesmente é um mecanismo de intercâmbio com os espíritos. O perigo está no mau uso que se faz dela. Sua prática solicita disciplina e equilíbrio para produzir bons resultados.

8- Por que existem médiuns?
A comunicabilidade dos espíritos é um dos princípios do espiritismo. Trata-se, portanto, de uma lei natural estabelecida por Deus como mecanismo de progresso das coletividades. Por meio da mediunidade, instrui-se, educa-se, auxilia-se a si mesmo e ao semelhante. Por outro lado, é de se notar a riqueza cultural e espiritual trazida pela mediunidade. Médiuns existem como meio ou instrumento de atuação dos espíritos junto a humanidade.

9- Mediunidade é invenção do espiritismo?
Não. O espiritismo a estuda e educa. Mediunidade é um patrimônio do ser humano e existe desde que existem seres encarnados na terra.

10- E o que faço se vejo ou ouço os espíritos?
Procure estudar o assunto e integre-se a um grupo espírita sério.

11- Como reconhecer um grupo espírita sério?
São aqueles que pautam suas atividades pelo bom senso, pela lógica e pela fraternidade. Se faltar qualquer um desses itens, o grupo perde a característica genuinamente espírita.

12- Devo temer os espíritos?Não. Os espíritos nada mais são do que homens e mulheres que já habitaram ou voltarão a habitar a terra.

13- O que é anímico?
É a capacidade do próprio médium, pois ele também é um espírito, com a única diferença de estar encarnado.

14- O médium participa do fenômeno? Não é o espírito que vem e "entra" no médium?
O espírito não entra no médium. O fenômeno é de sintonia mental e ambos participam, interagindo entre si.

15- Mas o que é do médium e o que é do espírito?
É impossível estabelecer um limite sobre o que seja do médium e o que seja do espírito. Ambos contribuem com a própria bagagem, intelecto-moral e psicoemocional no fenômeno que se produz. É uma soma da bagagem de ambos.

16- Pode haver fraude ou adulteração em uma mensagem espiritual?
Sim. Existem médiuns fraudadores e espíritos que enganam, da mesma forma que existem homens e mulheres desonestos.

17- Médium vê os espíritos?
Alguns vêem, outros ouvem. Há os que transmitem mensagens verbais, outros que as trazem escritas, entre uma infindável variedade de manifestações.

18- O que é fascinação?
É um dos estágios da obsessão. É a influência dominadora de um ser sobre o outro, tanto no plano dos espíritos, dos encarnados ou entre ambos. Na fascinação há a perda do senso de inconveniência e do ridículo.

19- Existe rivalidade entre os médiuns?
Quando existe, é fruto de imaturidade humana. Não estamos no mundo para concorrermos uns com os outros. Estamos todos no planeta para progredir e fazê-lo melhor e a mediunidade é apenas um dos nossos instrumentos.

20- É bom ser médium?
É uma oportunidade adicional de aprender e renovar-se para o bem, como tantas outras indisponíveis na vida humana.


Do livro Médiuns, do autor Orson Peter Carrara

Nenhum comentário:

Postar um comentário