sexta-feira, 30 de novembro de 2012

REENCARNAÇÃO NO CATOLICISMO

Filmes Espíritas/Frases espiritas
Agostinho, o Santo Agostinho dos Católicos (354 - 430 D.C)
Em sua autobiografia "Confissões", 1:6, faz esta pergunta: "Não terei eu vivido em outro corpo, em alguma outra parte, antes de entrar no útero de minha mãe?"
É dele também a assertiva contida na mesma Obra: "Dizei-me, eu vo-lo suplico, ó Deus, misericordioso para comigo, que sou miserável, dizei se a minha inf
ância sucedeu a outra idade já morta, ou se tal idade foi a que levei no seio de minha mãe?
E antes desse tempo, quem era eu, minha doçura, meu Deus?
Existi, porventura, em qualquer parte? Era Eu, por acaso, alguém?"
A reencarnação sempre foi proclamada pelas culturas religiosas orientais, mesmo antes do Cristianismo.
O próprio Cristo falava abertamente da reencarnação, consoante se vê, por exemplo, em Mateus 11:14. Infelizmente, de um modo geral, sempre a verdade, principalmente a religiosa, esteve submetida a caprichos e interesses humanos, muitos destes justificados pela vaidade ou pelo jogo político de poder.
Assim, Teodora, esposa do imperador Justiniano, escravocrata desumana e muito preconceituosa, temia que pudesse reencarnar como negra e escrava, por isso pressiona o papa Virgílio, que ascendera ao pontificado pela intervenção do general Belisário, a fim de que fosse excluído o princípio da reencarnação no Catolicismo.
Era, então, meado do século VI, no ano de 553, quando o segundo Concílio de Constantinopla, atual Istambul, na Turquia, em decisão política, para agradar o Império Bizantino, resolveu abolir tal certeza, cientificamente justificada, substituindo-a pela palavra ressurreição, que ataca toda ordem natural do processo da vida neste planeta.
A Igreja de Roma rejeita todo o pensamento de Orígenes de Alexandria, um dos maiores teólogos de todos os tempos, e execra nessa assembléia dos bispos o princípio da reencarnação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário